Atendimento:
Disponibilidade: Imediata

3 Ring Circus

R$ 408,41
Como é?

(vídeo demonstrativo do canal do Duque Board Games. Assine o canal para mais novidades em board games)


3 Ring Circus, o jogo de tabuleiro desenhado por Fabio Lopiano e Remo Conzadori, desafia-nos a construir uma companhia de circo nos Estados Unidos no final do século XIX.


O circo chegou à cidade! Sob a tenda, malabaristas, palhaços, mágicos, ilusionistas, homens fortes e animais selvagens capturam a curiosidade de um público dedicado que aplaude sem parar. Este jogo de tabuleiro transporta-nos para o final do século XIX, quando para muitos espectadores de vilas e pequenas cidades o circo era a maior diversão que viam em meses. No entanto, as maravilhas exibidas pela sua modesta companhia empalidecem em comparação com as do majestoso circo de P. T. Barnum, ao qual espera um dia ingressar.


Como gerentes de um circo de 3 picadeiros, os jogadores irão expandir a sua trupe contratando artistas e ganharão fama fazendo espetáculos. Nas cidades, os espetáculos são fáceis de montar e fornecem os recursos iniciais para melhorar o espetáculo; cidades pequenas são um pouco mais exigentes, mas permitem que entre em contato com melhores artistas. E o público das grandes cidades é o mais exigente e quer ver números bem específicos, mas estas atuações podem te trazer muito mais fama! Enquanto os jogadores competem pela fama, o Barnum s Circus também se move pelo mapa, deslumbrando com as suas maravilhas. Espero que um dia eu seja famoso o suficiente para chamar a sua atenção!


Os autores, Fabio Lopiano (designer de Merv, Autobahn ou Calimala) e Remo Conzadori, entrelaçaram várias mecânicas para que os jogadores, ao longo do jogo, possam construir um motor de cartas nos seus tabuleiros pessoais que lhes permitirá fazer todo o tipo de coisas para obter recursos e pontos. Mas se a componente estratégica já é aliciante, a vertente gráfica não fica atrás. Edu Valls (responsável pela arte de jogos como Bitoku ou Tiny Turbo Cars) mobilizou todo o seu talento para transferir a magia do circo americano de mais de um século atrás para as mesas de jogo. Valls inspirou-se em cartazes históricos de circo para dar vida às diferentes atrações que se juntarão às companhias. Além disso, o jogo incorpora um modo de jogo solitário, de David Turczi (autor de jogos como Imperium e o modo solitário Bitoku).


O painel central do 3 Ring Circus mostra um grande mapa do nordeste dos Estados Unidos dividido em 5 regiões. Cada uma dessas zonas contém uma cidade grande, 2 cidades pequenas e 6 vilas, por onde passarão as companhias dos jogadores para contratar artistas e oferecer os seus espetáculos. Na margem superior encontram-se os espaços reservados para colocar os diferentes baralhos de cartas e envolvendo todo o conjunto, o indicador de pontuação.


Por outro lado, os jogadores têm o seu tabuleiro pessoal, com detalhes gráficos únicos, de acordo com a sua cor, que conferem personalidade a cada companhia. Nesse tabuleiro, cada jogador administrará o seu circo, com espaços para cada uma das três pistas, o marcador de pedestal (que será necessário para atuar em cidades pequenas) e os cartões de pontuação final.


Outro componente central em 3 Ring Circus são as cartas. De um lado, estão as cartas de dinheiro e do outro, as cartas de entrada. Ambos, por outro lado, mostram vários artistas que podem ser contratados. As cartas de dinheiro são fáceis de adquirir ao se apresentar numa cidade e contêm artistas e apresentações simples para adicionar ao seu espetáculo (haverá palhaços, animais, magos e cartas de adestramento de cavalos). Eles podem até fornecer habilidades pontuais. As cartas de entrada, por sua vez, podem ser adquiridas em cidades pequenas e apresentam artistas e apresentações que concedem Pontos de Fama durante a pontuação final (contêm animais, acrobatas e artistas especiais). Além disso, são essenciais para poder atuar nas grandes cidades.

Por último, nesta seção merecem especial destaque os vários componentes em madeira que melhoram a experiência de jogo: desde as caixinhas de pipocas, que servem para marcar o andamento da pontuação, até às fichas de caravana, pedestal e tenda de circo.


Os jogadores competem para marcar mais Pontos de Fama graças aos seus espetáculos. Nas cidades, os espetáculos são fáceis de montar e trazem os recursos iniciais para melhorar o elenco; cidades pequenas são um pouco mais exigentes, mas permitem contato com melhores artistas; o público das grandes cidades é ainda mais exigente e quer ver números bem específicos, mas estas apresentações trazem muito mais fama! Na sua vez, os jogadores poderão contratar um artista ou oferecer uma performance. No início do jogo, os circos de cada jogador estão vazios, então será necessário contratá-los para formar a companhia. Espetáculos e artistas vão conceder mais ou menos benefícios dependendo da ordem em que se apresentarem, então uma das chaves do jogo é planear muito bem os espetáculos que serão oferecidos. Mas quanto melhor for um artista, mais caro será contratar e será preciso descartar outros artistas ou espetáculos para contratá-lo.

Caso decidam atuar, os jogadores devem se deslocar para um espaço livre no mapa. Se for uma cidade, eles receberão as cartas de dinheiro, os mais básicos, como prémio. Se atuarem numa cidade pequena, dependendo do número de pedestais que tiverem na sua companhia, poderão reivindicar mais ou menos entradas (as mais valiosas) ou pontos de fama. Nas grandes cidades, enfim, muitos pontos de fama são obtidos, mas o público é mais exigente e exige sempre um tipo específico de artista.


Enquanto o pequeno circo dos jogadores tenta sobreviver, o grande e esplêndido Barnum Circus viaja por todo o país e, ao chegar a uma grande cidade, uma fase de pontuação é realizada naquela região: os circos que mais apresentações fizerem irão ganhar ainda mais fama. Quando a caravana de Barnum tiver percorrido todo o percurso e depois de pontuar a região correspondente à grande cidade em que iniciou a sua jornada, o jogo chega ao fim.

Aqueles que desejam participar no modo solitário criado por David Turczi enfrentarão o espetacular Autómata, um show moderno e inovador que combina apresentações tradicionais com máquinas de adivinhação, animais mecânicos e todos os tipos de enfeites maravilhosos.


Componentes

Manual de Instruções

3 peças de região encerrada

4 peças de caravana

48 discos de circo

4 fichas de pontuação

4 fichas de pedestal

42 cartas de dinheiro

45 cartas de bilhete

12 cartas de pontuação final

6 cartas de cidade

6 fichas de cidade

1 peça "Barnum"

1 Caravana Barnum


Modo autômato:

4 peças de artista

1 ficha de movimento

1 indicador do nível de dificuldade

Tabuleiro para modo solitário (no verso dos tabuleiros de jogador)

32 Cartas


Sleeves recomendados


137 (45.0 mm X 68.0 mm)

Para quem é?

75 min

12+ anos

1 a 4 jogadores

Conheça mais...